Think Tank Tuga

Sunday, April 24, 2005

Jantares de anos

Os jantares de anos são algo curioso. É uma, não sei se se pode chamar assim, moda que surgiu há uns anos, e que "democratizou" os aniversários das pessoas, pois cada convidado(a) passa a ser responsável pelas suas despesas, em vez de tradicionalmente ser o(a) aniversariante a oferecer tudo. De certa maneira faz sentido, pois é uma maneira prática de juntar os amigos todos. Organizar uma festa para 20 ou 30 pessoas é impraticável para o comum dos mortais, não só em termos financeiros como em termos logísticos.
Por isso, os jantares de anos acabam por ser um mal menor, uma solução de consenso. Eu pessoalmente não concordo muito com o conceito, acho um bocado irónico ser convidado para uma festa onde sou eu que arco com as despesas, mas como já é uma coisa tão imbuída na nossa cultura eu prefiro pensar que quando não podes vencê-los junta-te a eles. Pelo menos sempre são óptimos momentos de convívio (ainda que praticamente se acabe só a falar a noite inteira com o pessoal que está ao lado, o que não aconteceria numa festa convencional em que não estaríamos sempre sentados), e quebramos a rotina da nossa dieta (nem sempre uma coisa boa). Pelo menos eu tenho uma!
Vendo bem, seu eu não estivesse limitado financeiramente, até me dava ao luxo de ir a todas as festas para as quais sou convidado.
A tradição já não é o que era, por isso, sempre que tenho possibilidade de efectivamente ir jantar, e não somente aparecer lá e dar um abraço ou um beijo depois do jantar (e depois de jantado, mas em casa!), não hesito! Ora bem, qual dos meus amigo(a)s é que faz anos em breve?

0 Comments:

Post a Comment

<< Home