Think Tank Tuga

Tuesday, May 03, 2005

MPA

A Universidade Nova vai inaugurar este ano um programa de MPA. Não, eu não me enganei, é MPA, sigla que significa Master in Public Administration. Isto é um curso pós-graduado que visa preparar pessoas com responsabilidade em cargos de governação ou em organismos internacionais, por exemplo. No fundo, isto é o embrião de algo que em Portugal está a acontecer pela primeira vez, a preparação académica das futuras elites políticas. Uma das razões que explicam o facto de termos poucos e maus líderes em Portugal é precisamente a falta de preparação académica. Nos Estados Unidos ou em França, sabe-se há imenso tempo que existem escolas vocacionadas para preparar as futuras classes políticas. Em Portugal, parece que alguém já percebeu que esse é o caminho a seguir, e não o amadorismo profissional dominante que caracteriza os políticos. O Durão Barroso já sabia isso, e por isso rumou a Genebra para perseguir estudos de pós-graduação. Vejam-no hoje se aquilo não deu frutos...
Aliás, isto já acontece com os treinadores de futebol Portugueses modernos (que até ganham campeonatos de Inglaterra e coisas assim...), que frequentam a faculdade e nada têm nada a ver com os de antigamente. É que também se ensina a ser líder, já que ninguém nasce ensinado!

2 Comments:

  • Caro Tiago,

    em Portugal existe, como deves saber ha muitos anos um curso de Administracao Publica, na Universidade Tecnica de Lisboa. Nao advogo aqui, atencao, que tenha dado quaisquer tipo de bons resultados, na "manufactura" de uma respeitavel elite politica. Acredito alias, que em Portugal, com o tipo de indidviduos que compoe a chamada elite politica nem um PhD o possa fazer! Primeiro eh preciso mudar mentalidades e mudar mentalidades eh das coisas mais complicadas numa sociedade como a Portuguesa. Enquanto a generalidade das/dos cidada/cidadao se preocupar mais em como contornar as regras societais, incluindo nestas as leis, por exemplo (veja-se o codigo da estrada ou a lei da evasao fiscal) as mudancas de mentalidade ficarao relegadas para um longinquo futuro.
    Quanto ao Sr. Ze manel... concordo quando dizes que se ponha os olhos em semelhante pessoa a fim de procurar os frutos de uma pos-graduacao nesta area... mas, infelizmente, os unicos frutos que vejo nesse exemplo sao exclusivamente pessoais. Nao consigo encontrar frutos, que nao os podres, resultado da prestacao desse senhor em funcoes que deveriam visar o beneficio de todas e todos quantos compoem o mapa social portugues.
    Mas para nao parecer que vim so fazer criticas, deixa-me que te diga que observo atenta e assiduamente o que tens a dizer por aqui... e registei-me para poder comentar (e para o pedro poder usar o registo tb pq ele eh um preguicoso e ainda nao se registou!)

    By Blogger Marta, at 11:11 AM  

  • Uau Marta! Muito obrigado por leres o meu blogue! Quanto mais participação existir, mais motivado eu me sinto a escrever!

    By Blogger Tiago, at 5:57 AM  

Post a Comment

<< Home